
1º) Registre o extravio o mais rápido possível:
Você deve fazer isso no balcão da companhia aérea responsável pelo seu voo.
Esse registro é chamado de RIB (Registro de Irregularidade de Bagagem). Além disso, é válido fazer um boletim de ocorrência.
2º) Forneça à companhia aérea todas as informações sobre sua bagagem:
Informe o número da etiqueta, a descrição e o conteúdo.
3º) Guarde o recibo do PIR:
Trata-se de um documento importante que comprova o registro do extravio.
Em seguida, a companhia aérea tem o prazo de 7 dias para voos domésticos e 21 dias para voos internacionais para localizá-la.
Se a bagagem for encontrada, a empresa deverá entregá-la ao passageiro no endereço indicado por ele.
Não sendo localizada no prazo, a companhia deverá indenizar o cliente pelo valor dos itens perdidos.
Para isso, o passageiro deve apresentar uma lista dos itens perdidos e comprovantes de compra, se possível.