
Veja alguns deles:
1 – Informação.
Uma das preocupações mais comuns é o registro do seu nome em órgãos como o SPC e o Serasa.
Saiba que as empresas só podem incluir seu nome como devedor após devidamente informarem você.
2 – Respeito e proteção.
Além disso, você deve ser cobrado de maneira respeitosa, sem ligações insistentes, contatos com familiares ou fora do horário estabelecido.
A lei garante sua proteção contra exposição ao ridículo, constrangimentos ou ameaças durante esse processo, assegurando indenização por danos morais.
3 – Transparência.
As empresas também têm a obrigação de serem transparentes com as informações.
Por exemplo, a regra geral estipula que os juros não podem exceder 1% ao mês e as multas não podem ultrapassar 2%.
4 – Agilidade e acessibilidade.
Por último, você tem o direito de acessar rapidamente seu saldo devedor.
Não é permitido que a informação não seja fornecida ou que sua verificação seja dificultada.
Ajude outros consumidores divulgando essas informações!